enem-2014Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) contou com 8,7 milhões de candidatos inscritos. As provas serão aplicadas neste sábado, 8/11, e no domingo, 9/11, às 13h (horário oficial de Brasília).

O ENEM abre diversas oportunidades aos candidatos, como acesso à educação superior e profissional, a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ao programa Ciência sem Fronteiras, à certificação do ensino médio.

No IFC, o acesso aos cursos superiores a partir de 2015 será 100% ENEM. O candidato que fizer a prova este ano terá duas chances de ingressar no IFC:

1) 50% das vagas são ofertadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Se trata de um sistema informatizado do Ministério da Educação, em que as universidades e institutos federais oferecem vagas em cursos de graduação. As seleções de 2015 – no primeiro e segundo semestres – serão feitas pela nota do Enem 2014. O cronograma do SISU ainda não está disponível.

2) 50% das vagas são ofertadas via Seleção IFC pelo resultado do Enem, sendo que as inscrições iniciam dia 06/01/2015 através do Portal de Ingresso do IFC. O edital desta foram de ingresso também está disponível. CONFIRA AQUI.

Os portões em Santa Catarina abrem às 12 horas, e as provas iniciam às 13 horas (horário oficial de Brasília). As provas têm 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (8/11), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. No domingo (9/11), as provas serão de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação.

Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

Para a realizar as provas o candidato deve usar apenas caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente. IMPORTANTE: nenhum candidato terá acesso à sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto.

Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Confira AQUI mais informações sobre o Enem 2014. Para tirar dúvidas, ligue 0800 616161.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.