Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que se destina a oferecer oportunidade de estudos para aquelas pessoas que não tiveram acesso ao ensino fundamental ou médio na idade regular, considerando as condições de vida e de trabalho do aluno.

O Proeja abrange cursos que proporcionam formação profissional com escolarização para jovens e adultos, buscando a superação da dualidade entre trabalho manual e intelectual. Assume-se, dessa forma, o trabalho na sua perspectiva criadora não alienante. De acordo com o Decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006,  os cursos Proeja podem ser oferecidos nas seguintes formas:

1- Educação profissional técnica de nível médio articulada/integrada com o ensino médio;

2- Formação inicial e continuada  articulada/integrada com o ensino médio;

3- Formação inicial e continuada  articulada/integrada com o ensino fundamental.

A idade mínima para acessar os cursos do Proeja é de 18 anos (na data da matrícula) e não há limite de idade máximo.