Que o surgimento da tecnologia mudou a maneira de nos comunicarmos com o mundo, todo mundo sabe. Mas trazer isso para facilitar o acesso às informações à população é algo que as organizações estão implantando gradativamente. Atentos a essa movimentação, o Instituto Federal Catarinense (IFC) implantou uma nova forma de se comunicar com os futuros estudantes.

O espaço de Perguntas Frequentes (AQUI) foi instalado no menu superior do Portal de Ingresso para que os interessados em ingressarem no IFC, ou os candidatos que foram aprovados em algum processo de ingresso, possam encontrar de maneira fácil e rápida informações para as mais variadas dúvidas referentes a Ingresso no IFC.

FAQ4

Segundo Carolina Giordano Bergmann, coordenadora Geral de Ingresso (CGI), a ideia do espaço Perguntas Frequentes surgiu a partir das diversas dúvidas que chegavam até o setor. “Durante o período de ingresso surgem dúvidas dos candidatos, e muitas delas são semelhantes. Assim, pensamos em listar as mais frequentes e instituir uma resposta padrão para agilizar o atendimento”, relata ela.

No espaço é possível que o usuário filtre o assunto de interesse e tenha informações sobre cursos ofertados, cursos técnicos subsequentes, cursos de graduação, ações afirmativas (cotas), ingresso, transferências, matrículas, dúvidas gerais (nos próximos dias estará disponível a área cursos integrados). “A ideia é facilitar a vida do usuário. Com o espaço de perguntas frequentes, o candidato não precisa entrar em contato e aguardar uma resposta, ele mesmo pode conferir no Portal de Ingresso sobre as principais questões de cada tipo de ingresso. Então, é um jeito de agilizar o processo todo”, explica Sonia Trois, programadora visual na Coordenação-Geral de Comunicação do IFC (Cecom).

FAQ3

Além da facilitar o acesso às informações aos candidatos, o espaço permite que a comunidade externa conheça mais sobre o processo de ingresso e que os servidores do IFC tenham disponível um local único para sanar dúvidas sobre o assunto. “Facilita o acesso dos próprios servidores sobre informações que eles muitas vezes desconhecem ou não têm muita clareza. Além disso, o Perguntas Frequentes auxilia os setores a responderem mais rapidamente as dúvidas e demandas que recebem”, diz Carolina.

Para Sonia, a ferramenta também permite que os servidores estejam a par dos detalhes e especificidades dos processos de ingresso. “O Perguntas Frequentes ajuda no conhecimento dos detalhes e ações, como ainda é uma maneira de padronizarmos as respostas que serão enviadas aos públicos”.

O Perguntas Frequentes foi ao ar no início do mês de maio de 2017 por meio de uma parceria entre a CGI e a Cecom e, atualmente, conta com dúvidas que chegam à CGI e à Proen. Entretanto, a ideia é ampliar a sua atuação para que outros setores do IFC também utilizem o espaço para sanar dúvidas recorrentes. Para que outros setores encaminhem as suas informações a serem postadas no espaço Perguntas Frequentes é importante seguir os seguintes passos:

1. Verificar se a dúvida está relacionada ao Processo de Ingresso do IFC;

2. Enviar o texto para o endereço de e-mail atendimentocecom.reitoria@ifc.edu.br ou abrir um chamado via GLPI para a Cecom/Reitoria (Saiba como acessando http://cecom.ifc.edu.br/).

Acesse o espaço de Perguntas Frequentes (AQUI).

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol | Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: Cecom/Reitoria.